11 de setembro de 2011


NÃO DESISTA NUNCA

Estava visitando alguns sites e encontrei um artigo muito interessante que me fez refletir sobre sobre minha vida de reclamona, sim porque meu único problema é uma internet de qualidade péssima. Veja o artigo que vem a seguir e reflita também:



Não desista nunca!

Por Nação Santa



Esse é Peng Shuilin, um chinês de 37 anos. Em março de 2007 Peng foi atropelado por um caminhão e teve que amputar 50% do seu corpo. Médicos especialistas em reabilitação motora estão se esforçando para criarem pernas artificiais para que Peng possa voltar a andar. O que mais me impressionou na história de Peng é o seu sorriso.
Dois questiomentos irrigaram minha mente enquanto eu apreciava o sorriso do Pen. O primeiro foi: “O que realmente somos nós?”
Vivemos numa cultura que valoriza tanto o corpo e deprecia, esquece, deixa de lado e ignora completamente o espírito, como se nosso espírito fosse menos importante que nosso corpo. Mas Pen é um exemplo vivo de que somos muito mais do que carne e osso. É o espírito dele que o mantém vivo, e não somente vivo, mas ativo. Pen recentemente abriu um supermercado o qual deu o nome de Half Man, Half price(Meio homem, meio preço). E o seu negócio está indo de vento em popa. Tantas pessoas, por muito menos, desistem de viver ou caem em depressão. Gosto do exemplo do Peng. Um exemplo de vida, de luta, de persistência e além de tudo, uma prova de que o que somos vai muito além de um corpo.
Para saber mais sobre o Peng veja o link: http://www.nosnaweb.com.br/?page=read&id=1117

MÃE COM AÇUCAR

Quase sempre os filhos se perguntam por que é que os seus pais, na qualidade de avós, deixam seus netos fazerem coisas que não permitiram a eles, filhos.
Por que é que a avó deixa o netinho pular no seu cangote, dormir na cama entre ela e o avô, se não permitiu isso aos seus próprios filhos?
Por que é que os netos, enfim, gostam, tanto da casa dos avós?
Um garoto de seus nove para dez anos, escreveu certa vez, mais ou menos assim: “uma avó é uma mulher velhinha que não tem filhos. Ela gosta dos filhos dos outros. Um avô é um homem-avó. Ele leva os meninos para passear e conversa com eles sobre pescaria e outros assuntos parecidos.
As avós não fazem nada e por isso podem ficar mais tempo com a gente.
Como elas são velhinhas, não conseguem rolar pelo chão ou correr. Mas não faz mal. Elas nos levam ao shopping e nos deixam olhar as vitrinas até cansar.
Na casa delas tem sempre um vidro com balas e uma lata cheia de suspiros.
Elas contam histórias de nosso pai ou nossa mãe quando eram pequenos, histórias da bíblia, histórias de uns livros bem velhos com umas figuras lindas.
Passeiam conosco mostrando as flores, ensinando seus nomes, fazendo-nos sentir o perfume.
Avós nunca dizem “depressa”, “já pra cama”, “se não fizer logo, vai ficar de castigo.” 
Normalmente, as avós são gordinhas, mas, mesmo assim elas nos ajudam a amarrar os sapatos. Quase todas usam óculos e eu já vi uma tirando os dentes e as gengivas.
Quando a gente faz uma pergunta, a avó não diz: “menino, não vê que estou ocupada!” Ela pára, pensa e responde de um jeito que a gente entende. As avós sabem um bocado de coisas.
As avós não falam com a gente como se nós fôssemos umas criancinhas idiotas, nem apertam nosso queixo dizendo “que gracinha!”, como fazem algumas visitas.
Quando elas lêem para nós, não pulam pedaços das histórias, nem se importam de ler a mesma história várias vezes.
O colo das avós é quente e fofinho, bom de a gente sentar quando está triste.
Todo mundo devia tentar ter uma avó, porque são os únicos adultos que têm tempo para nós.” 
Bom, esta pode ser simplesmente a visão de um menino, mas convenhamos que contém muitas verdades.
Os netos gostam dos avós porque eles são doces. Como a educação deles está sob a responsabilidade dos pais, eles não têm que se preocupar com este detalhe.
Por isso, não se perguntam se está certo ou errado fazer um carinho ou um chamego a mais. Eles simplesmente fazem.
Também porque, ao longo dos anos, amadureceram os sentimentos, amam de uma forma mais serena, com doçura. Por isso fazem aos netos muitas coisas que não fizeram aos seus filhos.
Mesmo porque, quando se tornaram pais, eram jovens, inexperientes, estavam preocupados em sustentar a família, em educar bem os filhos, em tantas coisas que não lhes sobrava tempo para o que hoje fazem com seus netinhos.
Por tudo isso não tenha ciúmes dos avós. Permita que os seus filhos convivam com os velhinhos, que os amem e sejam amados.
Naturalmente, ninguém pretende nem imagina que os avós serão descuidados ao ponto de estragar com mimos exagerados os filhos dos seus filhos.
Contudo, carinho, doçura e atenção de vovô e vovó é algo que todos devemos experimentar. É uma experiência que os seus filhos levarão para as suas vidas e lhes fará bem, nos momentos da adversidade e de solidão.

 
***

 
Filhos são espíritos que aportam ao reduto doméstico a fim de que, na qualidade de pais, sejamos-lhes os condutores para o progresso.
Nessa caminhada, não desprezemos as experiências de nossos próprios pais que nos conduziram a vida, até os dias presentes, ensejando-nos ser homens e mulheres dignos.
Bebamos da sua sabedoria e os tornemos nossos aliados, nesse extraordinário e maravilhoso processo que se chama educação. Processo que mais primoroso será, quanto mais amor houver para ser dividido e multiplicado.