29 de dezembro de 2011

ALGUMAS COMIDAS TIPICAS PARAENSES....


TURU

Além da beleza, Marajó se destaca pela sua gastronomia, rica e simples ao mesmo tempo: a carne de búfalo, o frito do vaqueiro, o filé marajoara, o leite de búfala, o queijo do Marajó, os pescados, e até o estranho turú, molusco comprido que dá nos mangues e comido cru pelos catadores de caranguejo. Há, felizmente, uma versão, digamos, assim, comestível, que é a sopa de turú, muito apreciada pela população da ilha.
                                                                                                                                          Paulo Lobato

A sopa de turú (à direita). À esquerda, o turú, antes de virar sopa

O turú, com todo o respeito, parece um verme e, por conta disso, sua aparência não é das melhores. Mas é de alto teor nutritivo. Vive dentro do tronco do mangueiro (árvore dos mangues que pode chegar a 30 metros de altura), alimenta-se da seiva da árvore e pode chegar a um metro de comprimento. Para se fazer a sopa, que pode ser provada no Paraíso Verde, em Soure, corta-se o turú em pedaços pequenos e cozinha-se com água e tempero. O resultado é um caldo de sabor forte. Dizem na ilha que é afrodisíaco.


MANIÇOBA


A maniçoba traz, no seu preparo, a marca do preparo da comida dos índios da Amazônia. É um prato feito de maniva, que são as folhas da mandioca, moídas e cozidas por aproximadamente oito dias. No quarto dia de cozimento acrescenta-se artigos defumados como chouriço, toucinho, charque e outros. É servida com arroz branco cozido e encontrado nos melhores restaurantes e barracas de comidas típicas da cidade.


TACACÁ

Tacacá que é feito à base de tucupi e leva jambu, camarão e goma.

Composto de quatro ingredientes básicos: Goma, é literalmente uma goma feita do amido extraído da mandioca. Tucupi muito quente, é um caldo amarelo de sabor levemente azedo, mas muito surpreendente. Jambu cozido, parecido com o agrião por apresenta um leve ardume, mas com um efeito surpresa que deixa qualquer um intrigado. Na medida em que é consumido estas folhinhas vão causando uma leve dormência nos lábios. Camarões Secos e Salgados. E mais temperos como alho, cebola e pimenta de cheiro, se assemelha muito com uma sopa, mais por ter forma de caldo e de ser servido quente, do que pela maneira como é consumido. Essa mistura de ingredientes com sabores marcantes e únicos, mas de uma harmonia espetacular, vai invadindo a boca e se revelando em toda sua potencialidade de sensações, na medida em que o Jambu vai adormecendo os lábios, o tucupi esquentando o corpo, a pimenta se fazendo presente e os aromas se combinando. Apesar de ser quase uma sopa, como já mencionei, este prato não é servido como uma refeição principal, ele é mais consumido do meio para fim da tarde, como um lanche, de preferência após a tradicional chuva belenense. É tipicamente uma comida de rua, vendida em carrinhos espalhados pela cidade. 

PATO NO TUCUPI

[credito=Foto: Sandro Araújo]

Pato no tucupi é um prato brasileiro típico da culinária Amazônica. É elaborado com tucupi, líquido de cor amarela extraído da raiz da mandiocabrava, e com jambu, erva típica da região norte. Pode ser acompanhado por arroz branco ou farinha-d'água de mandioca.
O tucupi e o jambu também estão presentes em outra iguaria amazônica à base de camarão chamada tacacá, que são vendidos e populares em diversas feiras e ruas de Belém e interior do Pará.






amiga especial.



Algumas vezes na vida, você encontra uma amiga especial. Alguém que muda sua vida simplesmente por estar nela. Alguém que te faz rir até você não poder mais parar. Alguém que faz você acreditar que realmente tem algo bom no mundo. Alguém que te convence que lá tem uma porta destrancada só esperando você abri-la. Isso é uma amizade pra sempre. Quando você está pra baixo e o mundo parece escuro e vazio, sua amiga pra sempre te põe pra cima e faz com que o mundo escuro e vazio fique bem claro. Sua amiga pra sempre te ajuda nas horas difíceis, tristes e confusas. Se você se virar e começar a caminhar, sua amiga pra sempre te segue. Se você perder seu caminho, ela te guia e te põe no caminho certo. Sua amiga pra sempre segura sua mão e diz que vai ficar tudo bem. Sua amiga é pra sempre, e pra sempre não tem fim.

Desconheço o autor.