14 de fevereiro de 2012

Dia de S. Valentim... Dia do amor... Dia dos namorados...

 Hoje através de meu querido amigo Paulo soube que é dia dos namorados lá em Portugal, Pais lindo, lugares espetaculares, Não nunca fui até lá, mas as fotos que vejo dá um desejo enorme de conhecer. Pois então, hoje por lá é dia de São Valentim, dia do amor,  dia dos namorados, que lindo não é mesmo. Pesquisei sobre o assunto e fiquei fascinada, acredita que até emocionei-me com a historia, então não poderia deixar de postar aqui para que todos conheçam o motivo que os fazem comemorar o dia dos namorados em fevereiro. Uma pena que no brasil foi introduzido através do publicitário João Dória para atrair os apaixonados para o comercio.  
Presente para o dia dos namorados deveriam ser: Um jantar romântico, bilhetinhos espalhados pela casa, recadinhos no espelho escrito por batom ( claro que dá um trabalho para limpar depois, mas vale a pena), uma surpresa super criativa. Porem hoje os presentes estão cada vez mais ricos e os sentimentos cada vez mais pobres.
Abracinhos a todos e cá vai a linda historia de alguem que acreditava no amor... Eu acredito e você?



Dia de S. Valentim

A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum já tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.

O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
Além de continuar celebrando casamentos, ele se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens davam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes de partir, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.
Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pan (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.

Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o Valentine's Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta da amada.
O dia é hoje muito associado com a troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa. Estima-se que, mundo afora, aproximadamente um bilhão de cartões com mensagens românticas são mandados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano.
O dia de São Valentim era até há algumas décadas uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, mas ao longo do século XX o hábito estendeu-se a muitos outros países.

No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo António, santo português com tradição de casamenteiro.

A data provavelmente surgiu no comércio paulista, quando o publicitário João Dória trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes. A ideia se expandiu pelo Brasil, amparada pela correlação com o Dia de São Valentin.

Fonte: Wikipédia