7 de março de 2012

MULHER ... Esta somos nós.

No Dia Internacional da Mulher quero homenagear primeiramente a Mulher Mãe, pois só a ela foi concedido o milagre de gerar vida.

Desde a concepção, seu instinto maternal já lhe dá sinais de que iniciou-se o processo, e segue acolhendo todas as mudanças físicas, emocionais e psicológicas.

Ao dar à luz já não é mais a mesma. É uma nova mulher que acolhe em seus braços o fruto do seu amor.

A missão de criar, educar, orientar, acolher, mimar, dizer “não” (e como dói dizer “não”, porém só dizemos “não” para quem amamos) compete a ela, em especial.

O primeiro sorriso, os primeiros passos, o ouvir “mamãe” na vozinha meiga como primeira palavra são emoções indescritíveis e que são guardadas na memória por toda a caminhada.

A primeira escola, os choros intermináveis da adaptação e depois os coleguinhas, os passeios pedagógicos, as reuniões, o passar de ano, tudo é acompanhado de perto por ela, e assim caminha feliz o filho sabendo que pode contar sempre com o amparo da mãe.

Esta mãe que sai de manhã cedo com o coração apertado porque tem que trabalhar, e que ao final do dia chega transbordando de alegria, quando vê seu cansaço desaparecer no calor de um abraço apertado.

É emocionante ver o filho crescer e acompanhar o primeiro amor, o primeiro beijo, as risadas sem qualquer motivo, o som no último volume, a bagunça do quarto, o choro do amor que foi embora. O mais importante é que o filho sabe que sempre haverá um colo para lhe acolher seja na exaltação dos momentos felizes ou na fragilidade dos momentos tristes.

Depois a formatura, o primeiro emprego, o namoro sério, o casamento… até que vem a notícia de que será avó. E o milagre da vida acontece novamente e agora além de Mulher Mãe também avó. E o milagre se repete.

Como educadora não poderia deixar de parabenizar a Mulher/Professora que em paralelo a Mulher/Mãe acompanha, com o mesmo comprometimento, todas as fases descritas acima.

Enfim, ser Mulher Mãe/Professora é ser muitas sendo apenas uma, é seguir acreditando mesmo quando todos já desistiram, é ter um sorriso nos lábios mesmo com lágrimas nos olhos, é parecer forte mesmo sendo frágil, é perdoar e acolher sempre, é ter nos lábios uma palavra de incentivo e iniciar cada dia como se fosse o único.

Esta somos nós.
( autor desconhecido)


Parabéns neste Dia Internacional da Mulher!



Quando estás cansada e desalentada
porque não sabes o que dizer e fazer, 
Deus sabe que tu tentaste, te esforçaste 
para fazer o melhor possível à luz do teu entendimento. 

Quando choraste por longos tempos e
com um coração de criança assustada 
tentaste ser melhor e entender , 
Deus contou as tuas lágrimas, 
uma por uma, nenhuma se perdeu.

Quando te sentes só, 
porque não te sabes com quem identificar, 
e caminhas pela vida como uma criança perdida
Deus está caminhando de mãos dadas contigo.

Quando algo te trás alegria 
e sentes conforto e bondade, 
Deus está a sorrir para ti.

Onde queres que estejas, 
faças o que faças, erres ou acertes,
mesmo que ninguém mais saiba, 
Deus está contigo, 
porque sempre esteve e estará, ele nunca se ausenta de ti.

(Linda de Ceriz)




Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores.

Cora Coralina