31 de maio de 2012

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Salmos 91:1




Na bíblia tem um salmo muito lindo e muito conhecido, o Salmo 91, gosto muito de lê-lo, quando tinha seis anos de idade minha avó me apresentou a bíblia, achei ela linda e enorme, mas muito complicada para ler tudo que lia não entendia nada, minha avó explicava algumas coisas o que ela sabia, não me interessei muito por ela porque não tinha figuras e acreditem se quiser eu não sabia ler. Então minha avó disse que eu iria aprender e foi assim, ela comprou um livro chamado caminho suave e amei ele de cara, pois este sim tinha figuras. Não posso assegurar quanto tempo levei para aprender só sei que foi maravilhoso e assim comecei aos poucos lendo a bíblia e o primeiro foi o salmo 23 e logo depois o salmo 91, gosto deste salmo porque minha avó adorava e cada vez que o leio hoje é como que se estivesse lendo para ela, sim porque com os passar dos anos ela teve catarata e já quase não podia mais ler, mais tarde teve derrame e suas mão ficaram encarangadas e já não podia nem escrever, fiquei sendo seus olhos e sua mão, escrevia suas cartas que gostava de mandar para seus filhos e olha que ela teve mais de quatorze, sim seu amor por eles era enorme, sempre queria saber como uns estavam, outros se perderam pelo mundo que ela nem sabia por onde andavam, minha mãe era um deles. Também lia a bíblia para ela, até seus últimos dias que foi meu prazer e alegria por prestar este grande carinho para com a mulher que um dia me ensinara a ler. Por que toquei neste assunto? Bom porque estava conversando com uma irmãmiga e ela me contou que a filha quase que bate o carro e esta muito ansiosa pelo casamento dela, muitas coisas para providenciar, disse a ela que era para ela rezar este salmo 91, que para minha pessoa fazia muito bem, então ela foi procurar e disse que o salmo 91 é outras palavras na Bíblia dela.


Pois bem existe dois tipos de bíblia a bíblia católica e a evangélica.
A unica diferença entre elas é o numero de livros e traduções.
A Bíblia evangélica tem sete livros a menos em relação à Bíblia católica. Estes livros são: Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Baruque, Sabedoria e Eclesiástico. Pois bem estes livros foram desconsiderados pelos Judeus da palestina por não ser inspirados pelo espirito santo e por este motivo a bíblia evangélica não contem e é rejeitada pela Igrejas evangélicas, somente a Igreja Católica tem em sua bíblia. E mais um motivo é que em nenhum livro do novo testamento sita estes livros por nenhum dos autores. 


A bíblia foi escrita em varias línguas e cada pais traduziu a sua, a primeira tradução em português foi feita por João Ferreira de almeida, esta então considerada Bíblia evangélica. Já a católica tem diversas traduções, uma de minhas bíblia é da editora Santa Maria, claro que tem varias outras editoras. Li que a versão “Nova Tradução em Linguagem de Hoje” (versão evangélica) da Sociedade Bíblica do Brasil foi adotada por uma importante editora católica, editora Paulinas. Não posso segurar que seja verdadeira esta informação somente li em algum lugar.



Biblia Sagrada Edições Paulinas


Mas meus queridos não vamos discutir pelo que é certo ou errado, não estou escrevendo para debate e sim para conhecimento, como também peço que se alguma coisa que escrevi aqui não esteja correta, por favor me corrijam, mas com todo respeito para com esta pessoa que vos escreve. A diferença entre as bíblias para minha pessoa não quer dizer nada, pois uma não se torna verdadeira e nem a outra falsa, sua essência é primordial, as duas vieram com um único proposito a de contar a historia de Jesus cristo, como nosso único salvador. Claro que na opinião de meu avô, um índio dos mais incríveis que já conheci, ele tinha uma opinião formada, que a bíblia era apenas um livro que as usam para confundir a cabeça das pessoas. Bom sua bíblia eram a natureza, com ela que ele aprendia a lidar com Deus, Palavras dele.


Minha opinião? penso que a bíblia existe sim e é verdadeira, que foi escrita por pessoas boas que fizeram seu papel na historia, são as pessoas que a interpretam mal e usam a palavra de Deus para mentir e manipular os fieis de sua igreja.


Então resumindo o salmo aparece como 91 na evangélica e 92 na católica.