12 de agosto de 2012

Segunda blogagem coletiva, Vegetarismo e veganismo - Qual o seu conceito?






Vamos lá, mais uma vez agradecendo ao Christian pela oportunidade por estar aqui participando desta blogagem coletiva, a primeira foi muito enriquecedora e acredito que esta também será um sucesso. 

Não tenho como dizer que não sou uma carnívora, porque sou, quando criança fui morar com meus avós, meu avó criador de gado, um índio gaudério do Rio Grande do sul, então a carne era a comida principal da casa. Tínhamos também criações de galinhas, porcos, patos e até coelhos que meu avó vendia para restaurantes, nunca comi coelho e nem caças como se diz em minha região para animais silvestres. Nunca conheci a fundo o vegetarismo e agora através do Blog do Christian conheci o Veganismo, através de uma leitura mais profunda o conheci, achei um povo de atitude e muito validada seu desejo de não se alimentar de vida alguma. 

Quanto a mim vou os deixar confusos, não me alimento de bichos que eu convivo, tais como minha galinha e meu galo, não me alimento de bichos silvestres e muito menos de bicho que vejo matar, não consigo. Mas as carnes que estão lá no açougue gosto de todas. Não poderia ser hipócrita e escrever coisas lindas para agradar a todos, não conseguiria ser vegetariana e vegana, pois sinto que necessito de carne vermelha, apesar de que diminui do nosso cardápio por questão de saúde, consumimos mais carne branca e verduras. Meu maridinho esta acima do peso e por indicações medicas começamos em uma dieta saudável e eu embarquei junto nesta onda, não é nem por questão de estética, ele tem um probleminha de coração, então tem que cuidar com o colesterol, também aqui é muito raro o boi comum, tem muitos búfalos, apesar de todos afirmarem que esta carne é mais saudável, a acho muito forte e os efeitos colaterais em minha pessoa são grandes. 

Faço para a família arroz e macarrão integral e eles detestam, já as bebidas de frutas com leite de soja todos gostam. Quem sabe com o tempo nos acostumamos a esta comida natureba e deixamos os hábitos antigos de lado, não sei aqui em casa tudo pode acontecer.
Penso que por aqui deveria ter uma melhor educação ambiental, o importante é acabar com a matança de animais silvestres somente por gula, porque por aqui só passa fome quem quer, a mata é rica de outros recursos, como o açaí, o palmito, tudo que se planta colhe. 

Independente de sermos vegetarianos, veganos ou carnívoros somos responsáveis pelo nosso mundo e claro que a educação diz muito quanto a que usamos e comemos. Se há a procura de peles, couro e assessórios é por que há consumidores, se caçadores matam animais silvestres e vendem filhotes é porque tem alguém que os compra. O conhecimento nos leva longe e até a mudar hábitos e costumes. 
Como disse sou uma carnívora, não sou indiferente quanto a vida, respeito a natureza e os animais, só me alimento por fome e não por conhecer sabores exóticos como muitos fazem.

Deixo aqui um abraço a meus queridos parceiros, amigos e para quem aqui passar, Sintam-se sempre bem vindos.
Mais uma vez, pois não canso de agradecer o carinho do amigo e parceiro Christian, pois já sou sua fã, pelo carinho que recebeu-me em seu blog. Adorei colocar aqui um pouquinho de minha opinião e espero ter correspondido a blogagem coletiva. Muitos beijinhos.