15 de agosto de 2012

ÉPOCA CHATINHA ESSA...

Caminhando pelas ruas muanenses sejo muitas formiguinhas, sabe aquelas pessoas que são contratadas pelos candidatos para fazer campanha eleitoral? Sim aqui as chamamos assim. Formiguinhas vermelhas, azuis e amarelas, Varias são suas cores, seria até bonito se não fosse a poluição que elas fazem, estas não carregam nada e sim descarregam. São panfletos e bandeirinhas de candidatos espalhados pelo chão e limpeza? NADA...

Fora as musicas temas dos mesmos, pura poluição sonora que afeta toda a população, não se existe paz nesta época de eleição. São carros de som e até bicicletas com enormes caixas de som a tocar uma melodia nada agradável aos ouvidos.
Estava fazendo limpeza na casa, como faço todos os dias e alguem bate no portão, abro e vejo uma formiguinhas, quase que grito e subo na cadeira, veio falar de seu candidato e me pede um tempinho que não tenho, afinal  roupas para lavar, casa para limpar, comida por fazer e ainda trabalhos da fabrica para deixar pronto até no final do dia, ela me pede um minutinho... tá bom afinal ela esta ganhando o seu dinheiro e pela carinha já estava cansada suada e triste, talves por tantos nãos que deve ter levado, Quando disse que sim ela abriu um enorme sorriso e me pediu um copo de água. Então começou a falar de seu candidato o quanto era maravilhoso, sua plataforma era excelente não tinha como negar, mas será que iria cumprir todas aquelas promessas? Com um povo tão exausto, sem esperança por uma cidade melhor. Sem chances, eu mesma particularmente não acredito mais nestas falsas promessas. Enfim a moça terminou, agradeceu-me e se foi.
Não saberia dizer quantos candidatos teria aqui na ilha, pois não estou informada sobre este assunto, mas pelos santinhos distribuídos pelas ruas, muros pintados e outdoor em cada praça são muitos e muitos, fiquei até impressionada com uma senhora que conheço por ser candidata. Ela é forte, guerreira, fala muito bem, já tem uma historia de luta, mas será que vai ser uma boa representante do povo? Ela não tem estudo, mas tem voz, será que vai ser o suficiente? Temos o exemplo do Lula que chegou ao poder sem ter um diploma em mãos. O povo o colocou lá e queiram ou não queiram admitir ele foi muito esperto e se deu bem. Pois penso que inteligencia e esperteza são completamente diferentes. Mas deixá para lá, nem sei falar sobre politica, só estava tentando entender o porque de tanto lixo nas ruas.
E ainda mais aqui que não tem garis com sua vassouras limpando a sujeira nesta época de politicagem. Como escreveu o escritor Eça de Queiroz: “os políticos e as fraldas são semelhantes, possuem o mesmo conteúdo”.