29 de agosto de 2012

A sorrir ....

Sei que prometi estar aqui ontem, mas não me foi possível a maternidade foi mais forte e estava brincando de mamãe e filhinha, levei ela ao medico, nada que assuste, coisas de uma adolescente cheia de duvidas. Aproveitamos para fazer um check up medico, agora é só esperar o resultado. Uma adolescente em casa não é nada fácil, ela muda de humor frequentemente, está com a cabeça entupida de duvidas e conflitos, ela é intensa, exagerada algumas vezes, porem um docinho de pessoa. Ontem fiquei observando a pessoinha, ela esta aprendendo a ser mais despachada, como diria minha avó, que as estragou por completo. Procuro não resolver as coisas para ela, deixo que se vire sozinha, claro que fico de olho, faço de conta que sou uma mãe tranquila. Quando ela tem algum desentendimento com alguem, não me envolvo, principalmente se é o pai, eles tem o mesmo gênio. Eles que tem que se resolverem sozinhos, ficam alguns minutos bravos um com o outro e daqui a pouco esta tudo bem.
Muitas vezes ela não gosta muito de sair comigo, converso com todos que encontro, bom dia, boa tarde, boa noite, como vai, tudo bem, não escapa um, até um senhor maluco que anda pela rua, um andarilho, briga com todo mundo fala palavrão, mas quando passa por perto de minha pessoa aprendeu a dizer-me um oi ou qualquer cumprimento citados acima. Ela me pergunta se conheço a todos, digo que não, mas o meu bom dia todos vão ter. Adorava quando trabalhava na prefeitura e ainda mais quando passava uma pessoa carrancuda e com cara de poucos amigos, abria um sorriso e dizia um bom dia bem pomposo, a pessoa ficava constrangida e me respondia meio envergonhada. 
Então ontem fiquei surpresa quando ela foi tomar água e começou a conversar com uma senhora, quando chegou ao meu lado perguntei se ela a conhecia, ela disse-me que não, mas que estava pegando o costume de sua mãe. Cai no riso.
Aprendi de pequena a ter respeito com todos não importa quem seja e passo para minhas filhas a mesma coisa, não somos donos do mundo e nem melhor do que ninguém e nem abaixo. Claro que digo para devolver a cada um o que lhe derem. Tem muitos adultos que são grosseiros com criança, por acharem que por ser mais novo não precisa ser respeitado.
Nossa !!! estava querendo falar sobre a adolescência, o quanto é difícil adivinhar o que esta se passando pela sua cabeça. A solução é ter muita paciência e conversar muito, conhecer seus amigos e ficar amiga deles, na verdade conheço a maioria, eles me chamam de tia. Um tempo ficava pensando que tudo vem com um manual e filho não deveria de ser diferente, deveria vir e nele estar escrito como usá-lo, quais as duvidas frequentes e tudo que se tem em um manual. Mesmo com todos estes e mais transtornos, passando por duas fases de adolescentes diferentes mas não tanto, adoro ser mãe, acho divertido, não sei o que seria de minha pessoas sem elas. Olha que queria ter cinco ou mais, adoro família grande, acho que é porque vovó teve dezessete.
Lembro-me quando minha filha mais velha me abordou com um assunto sobre a maconha, ela disse-me que maconha não era uma droga perigosa como tantos falam, na hora fiquei sem ação, depois olhei para ela e expliquei o que pensava sobre o assunto, quanto olhei para seu rostinho e vi que ela não estava muito convencida, lhe disse que se sua curiosidade fosse muito grande e ela sentisse vontade de experimentar me chamasse que experimentávamos juntas, ela endoidou me falou horrores onde já se viu uma mãe experimentar drogas, respondi que se fosse para ela entrar em um mundo que muitos entram e vão se afundando em outros tipos de drogas, queria muito ir junto com ela. Não sei se fiz o correto, só sei que ela nunca experimentou, comprei livros e revistas que falavam sobre o assunto para ficarmos mais atualizadas e nos unimos ainda mais. Hoje ela me diz que ficou muito assustada e preocupada comigo, não queria que eu me metesse em confusão. 

Hoje levantei e comecei a cantarolar uma musica e sei que ela ficará o dia todo em meus pensamentos, sabe aquela musica que você não para de cantar? Pois é eis ela:




O Sol Nascerá


A sorrir
Eu pretendo levar a vida
Pois chorando
Eu vi a mocidade
Perdida



Um belo dia a todos.

Beijinhos da Verinha...