14 de outubro de 2012

Você sabe o que é TEMAZCAL?




Há muito tempo conheci este tradição, meu avô aprendeu com um amigo mexicano quando ainda era um menino quase homem, como ele mesmo dizia, fizeram uma aliança entre povos indígenas, ele costumava sempre fazer esta sauna natural para a purificação do espírito, faz muito bem mesmo, eu na época não participava, só ficava olhando, crianças não era permitido entrar nesta tenda. Participei só depois de adulta, porem não junto de meu avô e sim de meus tios.
Lembro-me muito bem quando eles se preparavam, faziam primeiramente uma grande fogueira para aquecer as pedras que eram levadas para dentro da tenda, depois começavam a cortar varas para fazê-la, depois da armação feita começavam fechá-la, ficava somente um buraco para que pudessem entrar. No meio faziam um buraco para receber as pedras muito quentes e lá colocavam seiva de todos os tipos de arvore, flores e ervas medicinais.
Este ritual era como se estivéssemos em um útero, este da mãe terra e nos envolvesse com os quatro elementos da natureza.
Quando participei a primeira vez fui aconselhada a ir com roupas bem confortáveis e leves, a alimentação seria somente uma sopinha feita somente de legumes, sem carne, meus pensamentos teriam que estar em harmonia, se tivesse inquieta ou brava seria melhor para deixar para outro dia, há e nem pensar de entrar se estivesse menstruada, podem ficar na parte de fora cantando e fazendo suas rezas. Minha primeira experiência foi horrível, se quiser podia desistir e sair da tenda, comecei a sentir falta de ar, detalhe tinha asma, meu tio me disse que deitasse, pois o ar quente sobe, fiquei mais aliviada nesta posição e fui até ao final, ficamos umas duas horas cantando cantos indígenas e fazendo orações, pensei nas pessoas queridas e desejei somente que estivessem bem. Foi uma experiência incrível, não digo que sai de lá purificada, que minha vida mudou, de forma alguma, não me entreguei totalmente, fiquei um pouco decepcionada comigo mesma. Fiquei imaginando o que meu avô diria não me concentrei no que fui buscar ali. Quando terminou fomos até o rio e tomamos banho na cachoeira, logo depois nos alimentamos somente de alimentos totalmente naturais, o que gostava muito era da soja torrada, tenho saudades desta época. Participei muitas vezes depois com mais experiência e resistência ao medo da asma que aos poucos foi desaparecendo. 
Esta tradição perdurou por anos entre os povos indígenas, eram sempre realizados a cada quinze dias, tinha algo a ver com a lua e o tempo. Os corredores do Temazcal eram pessoas que tinham a permissão, não poderia ser qualquer pessoa que conduziam esta cerimônia chamada de “Fogo Sagrado de Itzachilatlan”. 
Tenho saudades de participar de um Temazcal pois quando participo tenho a impressão que estou ligada ao meu avô. Pode parecer bobagem para alguns, mas os ensinamentos de um velho índio me valeram bem mais do que uma faculdade. Ele demonstrava uma sabedoria que poucas pessoas possuem.
Voltando ao Temazcal quero que saibam dos benefícios como:
Purificação da pele, desintoxicação do corpo, melhoria no sistema nervoso, eliminação de stress, melhora da circulação sanguínea, ativação do sistema imunológico, rejuvenescimento do corpo e da mente, alivia a asma, bronquite e tantos outros benefícios que não recordo no momento.


Depois de muito tempo procurei um grupo que fizesse o Temazcal e até encontrei uma turma bem legal em Santa Catarina, porém devido aos valores altíssimo acabei desistindo, é muito caro participar, sim tem que pagar, dizem que é porque as ervas e seivas vêm de fora do Brasil e é muito caro, porem quando meu avô começou a fazer no seu sitio não existia custo algum. Pois é comercializaram o Temazcal infelizmente. Aqui no Pará não ouvi nada sobre o assunto, não sei se esta tradição se expande para estes lados, seria maravilhoso se fizessem por aqui tem tanta mata, com certeza não seria difícil encontrar seivas e plantas.

Para minha pessoa o Temazcal foi acolhida, encontro e libertação. Senti com se estivesse no ventre pronta para nascer novamente e renasci, minha primeira participação foi realmente ruim, como se não quisesse estar ali renascer novamente, como que tivesse um medo pelo que estava por vir, fiquei pensando se um feto se sentia assim, talves seja por isso que tem partos tão difíceis, pois a criança esta com medo do que encontrará no decorrer de sua nova vida, não sei pode ser somente uma idéia tola minha. Enfim minhas experiencias depois foi de eterno aprendizado.




Desejo uma semana maravilhosa 
a todos amigos queridos e visitantes.