29 de março de 2013

"Pascoa não é coelhinho de chocolate... Pascoa é ressurreição."

Imagem google

Lembro-me muito bem da época de páscoa passadas, o quanto era um motivo de alegria e comemorado de uma forma totalmente diferente de como se festeja hoje. A semana santa começava com o domingo de ramos e lá íamos nós a procissão com palmas na mão na maior alegria, quando criança era um pouco polemica, pois não achava certo eu ir e meu avô ficar em casa, vovó dizia que ele não era católico e eu dizia que também não era, mesmo assim ela me fazia ir, é muito complicado cada um pensar de uma maneira perto de uma criança curiosa.

Logo na segunda feira que também era santa como minha querida e fofa Tina dizia, mas não recordo do porque, mas a terça era Sete dores de Nossa Senhora. Quais eram essas dores também não me recordo. Na quarta feira santa era o oficio das trevas. Quinta feira era a ceia e lá estávamos na missa, menos meu avô. Na sexta feira da paixão íamos novamente para a igreja e ficávamos para a vigília, levava um cobertor e colocava embaixo do banco e ficavas rezando, quando já estava cansada me deitava embaixo do banco onde minha avó estava sentada e pegava no sono. Detalhe nesta semana santa não comíamos carne e nem era permitido assistir televisão ou escutar musicas, a casa ficava em perfeita comunhão, minha avó rezava o terço cinco vezes e na terceiro eu poderia ir dormir. No domingo de páscoa não ganhávamos o tal do chocolate e havia uma bela refeição feita para todos do sitio, era montada uma mesa no pátio da casa e era aquela alegria, sempre chagava as visitas, parentes de outra cidade. Logo fui embora de casa e lembro-me quando fui passar as ferias com minha avó, meu avô já havia falecido, era bem na sexta feira estava terminando uma novela que acompanhava e queria ver o fim, mas minha avó proibiu da televisão ser ligada, pensa que eu falei alguma coisa? De forma alguma o respeito que sentia por ela era tão grande que me calei, mas que fiquei aborrecida fiquei mesmo. 

O respeito que tinha era muito forte e apesar de discordarmos de varias coisas nunca entrava em uma discussão achava que não valia a pena. Ela sempre foi uma excelente pessoa e nunca deixou de seguir suas tradições. 

Hoje algumas coisas que aconteciam naquela época me são fortes em minha mente, não participo de nenhuma igreja, mas o respeito que tenho por este dia e a maneira das pessoas conduzirem e acreditarem que tem que ser assim, não pode comer carne e nem fazer festa na quaresma, me faz ter um enorme respeito e uma admiração. Afinal porque não desligar a televisão e deixar um dia para estar em sintonia com Deus, não faz mal algum, alimenta a alma e nos dá tranquilidade. A casa fica tranquila e a família entra em sintonia para um bem maior.. União e paz.

Hoje é um dia de tristeza, faleceu uma prima minha seu nome era o mesmo que o meu, nossos pais não tinham muita comunicação. Ela era a Vera loira e eu a morena. Há mais ou menos um ano ela descobriu um câncer e foram dias de muita luta. Não o câncer não venceu, penso que sua hora de viajem por aqui teria que ter um fim, como para todos nós e hoje com certeza é festa no céu pelo retorno de uma filha, para quem fica é uma dor...Meu carinho a família.

Imagem google

Meus queridos amigos, parceiros e visitantes, eu e minha família desejamos a você e sua família uma pascoa abençoada. Que estes dias sejam de muita paz, amor e que tenham saúde em abundancia, pois com a saúde temos tudo. Agradeça a Deus por estares bem.

Deixo uma frase da vó Tina:

"Pascoa não é coelhinho de chocolate. 
Pascoa é ressurreição."

Tina.