10 de maio de 2013

Minha homenagem ao dia das mães...



Toda mãe que se preze tem uma historia engraçada de seu filho para contar, qual sua primeira palavra, gracinha ou uma arte que tenha feito.
Sou uma destas mães que ficam falando das filhas o tempo todo, amo relembrar de varias situações que passei ao lado delas. Claro que não sou tão normal quanto as outras mães, mas com um amor enorme por suas criações lindas.
Tenho duas Ana... Ana Paula e Ana Gabriela queria fazer a Ana Maria, Ana Claudia, mas não foi possível, então parei nas duas por motivos de saúde.
Meus relatos do dia das mães são incríveis então resolvi escrevê-los aqui para mostrar um pouquinho as maravilhas de ser mãe e também avó.


Ana Paula (3 anos)
Lembro-me que em um dia das mães fui convidada a uma apresentação das crianças na escola em homenagem ao dia das mães. Minha filhona a mais velha , sempre foi a mais tímida e a mais sossegada, estava toda feliz em me fazer a homenagem, apesar de não gostar de se expor concordará em participar da homenagem. Chegando lá ela já estava nervosa e me perguntou o porquê de tanta gente, disse a ela que todos vieram assistir a homenagem, ela apertou minha mão com força. Por fim ela subiu ao palco, o que ela não sabia que todos os filhos subiriam ao palco para homenagear suas devidas mães, foi onde ela caiu no choro, corri até ela e perguntei do porque daquela tristeza, então foi onde descobrimos que em sua cabecinha a homenagem era somente para mim e não as outras mães, até o publico ela iria tolerar, mas as crianças usando seu espaço seria o fim. Claro que a levei para casa aos prantos , queria rir porem não poderia fazê-lo em sua frente. Chegamos em casa montei um palco e lá soluçando ela fez a homenagem somente para minha pessoa e mais ninguém, chorei e aplaudi milhares de vezes e ela ficou feliz fez seu show só para sua mãe.

Ana Gabriela (1 ano)
Agora a Ana Gabriela com convite em mãos veio me convidar para sua apresentação na escola, perguntei a ela se sabia que seria uma homenagem a todas as mães, ela disse-me que sim que a diretora já havia ida até sua sala dizer isso, talvez a diretora estivesse preocupada pelo escândalo da Pepe a anos atrás, então ela me explicou que seria um teatro sobre uma mãe que havia sumido e a criança foi até um rei para que ele ajudasse a procurá-la, e que a criança seria ela. No dia esperado cheguei à escola e ela já estava lá toda sorridente, totalmente diferente da irmã não era nada tímida. Começando a peça ela entrou no palco toda cheia de si dizendo suas falas divinamente e eu toda orgulhosa engolindo o choro. Cada vez que o rei trazia uma mãe, ela caia no Cho dizendo que não era sua mãe e aquilo foi tão forte que comecei a perceber que ela estava chorando de verdade . O rei trazia as mães mais ricas de sua província, mas cada uma que entrava ela dizia que não era e caia no choro novamente, vi que ela estava soluçando a certa altura e quando entrou uma pobre camponesa era para ela abraçar e gritar que era sua mãe, mas não foi o que aconteceu, ela chorava cada vez mais alto dizendo que não era sua mãe. Ela estava levando a séria aquela apresentação. Foi onde sua professora me fez um sinal e sai correndo e entrei no palco, ela simplesmente correu e se jogou em meus braços, dizendo essa é a minha mãe.  A plateia caiu no choro foi uma cena muito comovente. Na cabecinha dela não poderia chamar de mãe ninguém que não fosse a sua própria mãe. Bom eu acho que foi isso.
Bom hoje elas já estão grandes, o que acho uma audácia delas crescerem tão rápido. A Ana Paula já é mãe e me contou que em uma homenagem ao dia das mães, O meu neto João Gabriel, participou de um coral de sua sala e minha filhona foi assistir, ele já lá no palco começa a cantar uma musica muito linda e comovente, minha filhona não segurou as lagrimas e começou a chorar, na mesma hora Gabriel se cala e quando a professora sussurra para que continue a cantar, ele bem alto diz: “eu não minha mãe esta chorando” e na mesma hora ele desceu e correu até ela a consolar.
Situações comoventes que guardo para sempre em meu coração, saudades de uma época que somos as atrizes principais na vida dos filhos, uma saudade boa que me faz perceber o quanto é importante o filho na vida de uma mãe, claro que merecemos este carinho por nos esforçar para dar o melhor a eles, mas o que eles nos dão em troca é o sorriso, seu amor puro e a certeza que fizemos um bom trabalho como mãe. Penso o quanto minha mãe perdeu em nossa infância e sinto pena destas mães que não sabem aproveitar o amor e o carinho dos filhos, seus abraços e sorriso amenizam qualquer problema.
Lembro bem quando minha avó faleceu, Gabi era pequena e não entendia muito bem o que estava acontecendo, eu chorava desesperadamente, ela chegou em minha frente e estendeu um copo com açúcar, percebi que dentro do copo havia quase um quilo , ela me disse: “não chora mãezinha tudo vai ficar bem” fiquei olhando para ela e tomei aquela água super açucarada, achei graça do seu jeitinho e sorri, então ela novamente disse: “viu eu não disse que você iria ficar bem?” a abracei e toda minha dor amenizou. Fatos marcantes que nos mostra o quanto um filho é importante em nossa vida, muito mais do que nós a eles.

Eternamente mãe e vó...

Uma homenagem a todas as mães neste dia especial, sabendo que todos os dias é nosso dia, pois mãe não tira férias.



A minha mãe vó que me deu o melhor e me fez o que sou hoje eternamente meu amor e gratidão. Te amo eternamente.


Nota: percebi alguns comentários em minha caixa de spam, aconselho a todos dar sempre uma olhadinha por lá. Beijinhos