13 de agosto de 2013

2ª BC - Por que sou ativista da amamentação?

Minha participação na BC Porque sou ativista da amamentação.
Quer participar é só vir aqui neste Link 
Convite da Amiga Luma Rosa do Blog Luz de Luma.

Sou ativista da amamentação

Ouvia sempre sobre a emoção que se sente ao ter um filho e não entendia direito porque as mães babam tanto ao falar de seus filhos até que chegou a minha vez, foi algo que não adianta tentar explicar com palavras é um momento totalmente mágico. Vivi os melhores momentos da minha vida e não fazia muito tempo que havia abandonado as bonecas para ter a responsabilidade sobre uma criaturinha que chorava o tempo todo, as noites de sono tranquilo se foram e a maternidade estava em ação. Claro que o amor já vem dês do primeiro dia que se recebe a noticia que esta grávida. As preocupações e as duvidas nascem em você naquele instante. Compreendi ao ter meu primeiro bebe em meus braços que já não era mais a mesma, deixei as coisas de menina mulher para me transformar em mulher mãe. Tive minha primeira filha na fase da adolescência e podem acreditar não foi nada fácil. 

Foi um tumulto no hospital, o medo atrapalhou bastante, cesárea, minha filha tomou água do parto e lhe foi dada 48 h de vida, mas graças a Deus ela se recuperou. 

Então veio a amamentação consegui amamentá-la até o terceiro mês, tive problemas hormonais e meu corpo parou de produzir o leite. Situação que não teve como reverter, não me recordo bem o que foi feito, mas sei que chorei muito porque amava amamentar, não me interprete mal, mas quem amamenta sabe do que estou falando é a sensação mais maravilhosa do mundo, achava uma delicia quando meu bebe mamava.

Depois veio minha segunda filha, eu já com 26 anos, essa não via uma mãe e sim um seio gigante, mamava com vontade, peito empedrou o sofrimento foi grande, mas a luta e perseverança me fizeram aguentar firme e forte aquela dor. Entrei em depressão quieta calada não contava para ninguém, achava que estava ficando maluca, minha filhona, Ana Paula, com doze anos que ficava ao meu lado dando força, mas eu não querendo preocupa-la ficava fazendo de conta que estava tudo bem. Minha filhinha, Ana Gabriela, dês de que chegou do hospital chorava o tempo todo, sogra, cunhada, vizinha me deixavam doida, diziam o tempo todo que o bebe estava com fome e eu resistindo as pressões, rezando a Deus para que me ajudasse. Até que apesar de todos os meus esforços tomando remédios e fazendo tudo que me diziam para aumentava o fluxo do leite. Minha Gabi chegou ao primeiro mês sem mais querer mamar, todas as vezes que colocava o peito em sua boca ela fazia ânsia de vomito, não quis mais saber de peito e pronto. E assim me sentia frustrada como mãe. Não conseguindo mais amamentá-la prescrito pelo pediatra, que foi meu grande amigo nesta luta em amamentar, começa a se alimentar com nestogeno. A nova alimentação não foi bem aceita, começou a ter cólicas horríveis, ninguém mais dormia naquela casa, ela estava sofrendo e eu não sabia mais o que fazer estava realmente ficando cada dia mais depressiva, ainda não demonstrando. Foi quando minha avó veio me visitar e tirou leite da vaca adicionou um pouco de água e começo a alimenta-la com uma mistura de leite com farinha peneirada, foi o que alimentou ela por muito tempo. Ela cresceu forte, nunca ficou doente depois disso. 

Minhas filhas sempre se alimentaram de alimentos saudáveis, nunca comeram nada industrializado, sempre tudo fresco e benéfico, pois acho que isso conta muito, embora não podendo amamentá-las me empenhava em lhes oferecer algo que compensassem a falta do leite materno.

Hoje a filhona já é mãe e aprendeu direitinho como lidar com seu filho, fico muito orgulhosa por ela ter amamentado o Gabriel até quando ele quis e já estava com mais de um ano. Não acho que a criança tenha uma idade para deixar do peito, meu irmão mais novo mamou até dois anos.
Não posso dizer se foi o suficiente o que fiz para dar mais qualidade de vida a minhas filhas, só sei como me senti e hoje conto minha experiência para que as futuras mães entendam o quanto é importante a amamentação e até facilita a vida da mãe que não precisa ficar fazendo experiências com o que seu filho vai aceitar comer, o que não vai fazer mal para ele, cólicas, sofrimentos podem ser evitados com uma amamentação saudável e tranquila.

Claro que sou a favor da amamentação e levanto esta bandeira junto com as demais participantes...

Quer conhecer os benefícios de uma amamentação venha AQUI

Mais do que mais nada a mamãe precisa de apoio do marido e demais familiares, respeitar o desejo da mãe em querer amamentar é um ato de amor e respeito. 

Mais um pouquinho sobre amamentação.... Amamentação: as delícias e as dificuldades


Amamentação envolve troca de afeto e saúde para mãe e bebê. Foto: Érika Fonseca

Amamentação envolve troca de afeto e 
saúde para mãe e bebê. Foto: Érika Fonseca
Clique na imagem